quinta-feira, 11 de março de 2010

MOTIVAÇÃO NA INICIAÇÃO E MANUTENÇÃO DA ACTIVIDADE FÍSICA

São largamente conhecidos os benefícios que a prática da actividade física pode trazer. Refiram-se a título de exemplo o aumento da sensação de bem-estar, dos resultados escolares e no trabalho, de acreditar mais em si mesmo e nas suas capacidades, no melhoramento da capacidade de recordar as coisas e percebê-las, gostar mais do corpo que têm, satisfação sexual e a diminuição da ansiedade, depressão, tensão, dores de cabeça, faltas ao trabalho e erros no trabalho, agressividade, abuso de álcool e irritação. No entanto,
apesar, de sabermos que a actividade física continuada nos faz bem a vários níveis, torna-se muitas vezes difícil iniciar e manter a sua prática. É aqui que a motivação tem um papel muito importante.

A motivação é a “força” que nos faz agir para atingirmos um objectivo. Mas nem sempre conseguimos alcançar as metas a que nos propomos. Torna-se, assim, necessário saber quais os objectivos que cada pessoa quer atingir através da prática do exercício físico e estabelecer um conjunto de actividades adequadas a cada um. É ainda muito importante saber o que cada pessoa se acha ou não capaz de fazer, pois por acharmos muitas vezes que não conseguimos cumprir um objectivo nem tentamos, quando até podemos ter a capacidade para o atingir. Aprender a fazer bem um exercício ajuda a sentir que somos capazes e com “força” para continuar em frente. A presença de um amigo ou familiar no treino muitas vezes também contribui para nos dar ânimo a continuar com o objectivo que queremos alcançar.

O que leva a querer praticar uma actividade física pode ser muito diferente de pessoa para pessoa: por indicação do médico, por acreditar que vai melhorar a sua saúde, por achar que vai ajudar a ter um corpo mais bonito e com o qual se sinta melhor. É muito importante que cada um perceba quais são as suas razões e que compreenda que nem sempre vai ser fácil, mas o resultado do seu esforço vai valer a pena.

Artigo de Rute David (Psicóloga)

Sem comentários:

Enviar um comentário